Mundo das Balas
Se algo na história das armas de fogo é confuso, é a nomenclatura dos calibres. E o motivo desta confusão é que utilizamos uma nomenclatura comercial, criada em regiões diferentes, por fabricantes diferentes e com sistemas métricos diferentes.
Por exemplo, se pegarmos uma munição de calibre real de aproximadamente 8,9mm, ela poderia ser uma 9mm Pistol, 9mm Luger ou 9mm Para ou 9mm Parabellun, .380 ACP ou 9mm Curto, .38 SWC, .38 SWL, .38 SPL, .38 SPL+P, .38 SPL+P+, .357 Magnum.
Notem a quantidade de nomenclaturas e munições diferentes para um mesmo calibre real.
Vamos por ordem na casa e ver quem é quem. Então, o que afinal é o calibre?
Calibre real é o maior diâmetro interno do cano da arma e conseqüentemente o diâmetros do projétil.
Calibre nominal é o nome dado a este calibre pelo fabricante, e ele que estudaremos abaixo.
Temos basicamente quatro origens diferentes para nomenclatura dos calibres: Armas de cano de alma lisa, Centro Europeu, Inglês e Norte-Americano. Diferindo ainda entre armas curtas e longas.
O primeiro deles, e menos intuitivo é utilizado para armas longas de alma lisa. Como a famosa 12. Para medir o calibre destas armas devemos verificar quantas esferas perfeitas, de chumbo puro, com o diâmetro exato ao do cano da arma são necessárias para formar uma libra, em outras palavras, significaria que 12 esferas de chumbo do calibre da arma em questão (diâmetro de 18,5 mm) pesariam 453,8 gramas.
O sistema Centro Europeu é baseado no sistema métrico decimal, foi um dos primeiros sistemas utilizados e tem origem na industria de armamento alemã, este sistema utiliza na nomenclatura o diâmetro do projétil e o tamanho do cartucho, em milímetros, separados por um “x”. Por exemplo, o fuzil FAL (belga), utilizado pelo Exercito Brasileiro, é de calibre 7,62×51, significa que a seu projétil tem um calibre de 7,62 mm e o seu invólucro, um comprimento de 51 mm. Como não poderia deixar de haver variações, podemos encontrar o mesmo calibre das seguintes formas: 7,62mm x 51mm ou 7,62×51mm. Além disto, pode ser utilizado um conjunto de letras ao final para caracterizar alguma característica da munição (6,5 x 27 R) ou ainda uma característica do fabricante (6,5 x 58 mm Mauser-Vergueiro).
O sistema Inglês, medido em décimos e centésimos de polegada, ou seja, com frações de polegadas. Sendo assim, a .50 significando cinquenta centésimas de polegada e .303, significando trezentas e três milésimas de polegada. Neste sistema também é comum haver referência a uma caracteristica da munição ou do fabricante, como .357 Magnun ou .50 Browning.
Por fim, o sistema Norte-Americano é o que mais sofreu alteração e hoje o menos utilizado mundialmente. As munições dos EUA eram identificadas por uma seqüência de três números, separadas por “-”, que indicavam respectivamente o calibre (em décimos de polegada), o peso em grains da carga de pólvora negra e o peso em grains do projétil. Este último era opcional e raramente utilizado.
Com o fim do uso de pólvora negra o segundo parâmetro também deixou de ser usado e agora cada fabricante segue o seu padrão. Por exemplo, na identificação da munição .30-06 Springfield, o segundo número refere-se ao ano da sua adoção, 1906, como forma de diferenciá-la da munição .30-03 Springfield, de calibre igual mas adotada em 1903. Outro exemplo é a munição .30-338, significando que resulta da adaptação de um invólucro da munição de calibre .338 a uma bala de calibre .30.
Armar curtas em geral tem uma nomenclatura simplificada, com o diâmetro do projétil (em qualquer sistema de medida, de acordo com a origem da munição) seguido da característica ou informação adicional do fabricante.
Como exemplo temos a munição mais popular no Brasil, .38 SPL e uma dezena de outros exemplos, como: 7.65mm Browning, .357 Magnum, .380 ACP, .40 S&W, etc.
9mm Parabellum, .40 S&W, .45 ACP, 5,7×28mm, 5,56×45mm NATO, .300 Winchester Magnum, 2,75 e 3 polegadas de 12 gauge
Minha lista de blogs
-
O médico disse que a colonoscopia poderia dar gases, mas não tanto assim! - Para quem não sabe, a colonoscopia é um exame que ajuda a avaliar o interior do cólon, utilizado para diagnosticar diversos problemas no intestino, como ...Há 8 anos
-
-
-
-
-
-